Imagem de satelite do Residencial Pedro Zanella

Imagem de satelite do Residencial Pedro Zanella

domingo, 22 de janeiro de 2012

Vigilância em Saúde de Laranjal Paulista apresenta orientações sobre a prevenção da proliferação dos caramujos africanos

Os caramujos gigantes africanos se reproduzem rapidamente. A fêmea chega a produzir até 400 ovos a cada ciclo reprodutivo.

O Caramujo-gigante-africano de nome científico (Achatina fulica) é um molusco da classe Gastropoda, de concha cônica marrom ou mosqueada de tons claros. Nativo no leste-nordeste da África, foi introduzido no Brasil em 1988 com objetivo no cultivo e comercialização do escargot.

O corpo do molusco em sua tonalidade é cinza-escuro, já as conchas possuem faixas de coloração variável, de castanho até levemente arroxeado, atingindo o tamanho de 10 à 18 cm de comprimento. É uma espécie hermafrodita, alcançando a maturidade sexual entres 4 ou 5 meses com  fecundação mutua, podendo colocar ovos até 5 vezes ao ano e em cada vez de 50 à 400 ovos, sendo estes um pouco maiores que a semente de mamão, possuindo coloração branco-leitosa ou amarelada.

Por gostar de localidades úmidas e com vegetação, é facilmente encontrado em lugares com mato alto, hortas, bananeiras e pomares. São resistentes ao frio, aparecendo mais no inverno, costumando desaparecer na seca e calor, pois ficam hibernados. Normalmente ficam escondidos durante o dia, saindo em período noturno, e também durante e após chuvas, para se alimentar e reproduzir.

Eliminação do caramujo

Para recolher os caramujos, utilize sempre luvas descartáveis, sacos plásticos, botas de borracha ou calçado rígido e uma pá. Recolha-os com segurança, coloque-os em um saco plástico, e em seguida quebre as conchas com segurança, e jogue no lixo. Esse processo é importante, pois matará os caramujos, fazendo com que não se alastre em outro ambiente.  Também é importante recolher os ovos que ficam semi-enterrados e proceder com a eliminação da mesma forma usada para os caramujos coletados.

O Departamento de Vigilância em Saúde de Laranjal Paulista orienta a população para a limpeza de quintais, deixando menos de um metro de mato ao lado do muro, tratando o terreno com cal virgem para limitar a infestação dos caramujos.

Em casos de terrenos baldios, deve-se procurar o agente fiscal urbano na prefeitura, para que o dono do terreno seja notificado, e o terreno seja limpo, sendo que o mato seja retirado totalmente. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone 3283-2453.

Nenhum comentário:

Postar um comentário