Imagem de satelite do Residencial Pedro Zanella

Imagem de satelite do Residencial Pedro Zanella

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

ETEC laranjalense abre inscrições para vagas remanescentes

 A Escola Técnica Salles Gomes de Tatuí, através da Classe Descentralizada de Laranjal Paulista, abriu inscrições para o Processo Especial de Seleção de Candidatos para preenchimento de vagas remanescentes do Curso Técnico em Administração – período noturno, para o 1º semestre de 2012. Os candidatos deverão estar cursando o 2º ano do ensino médio ou concluído, e atender todos os requisitos do processo seletivo do Vestibulinho ETEC do Centro Paula Souza.
Será feita uma avaliação de questões de Língua Portuguesa e Matemática. As inscrições serão realizadas por meio do e-mail: coord.cd.laranjal@ig.com.br, até o dia 30/01/2012.

O Candidato deverá informar na inscrição: Nome e Endereço completo, RG, Fone fixo e Fone Celular. O dia e local da avaliação serão publicados posteriormente. O interessado que tenha qualquer dúvida deve entrar em contato no e-mailcoord.cd.laranjal@ig.com.br.

domingo, 22 de janeiro de 2012

Vigilância em Saúde de Laranjal Paulista apresenta orientações sobre a prevenção da proliferação dos caramujos africanos

Os caramujos gigantes africanos se reproduzem rapidamente. A fêmea chega a produzir até 400 ovos a cada ciclo reprodutivo.

O Caramujo-gigante-africano de nome científico (Achatina fulica) é um molusco da classe Gastropoda, de concha cônica marrom ou mosqueada de tons claros. Nativo no leste-nordeste da África, foi introduzido no Brasil em 1988 com objetivo no cultivo e comercialização do escargot.

O corpo do molusco em sua tonalidade é cinza-escuro, já as conchas possuem faixas de coloração variável, de castanho até levemente arroxeado, atingindo o tamanho de 10 à 18 cm de comprimento. É uma espécie hermafrodita, alcançando a maturidade sexual entres 4 ou 5 meses com  fecundação mutua, podendo colocar ovos até 5 vezes ao ano e em cada vez de 50 à 400 ovos, sendo estes um pouco maiores que a semente de mamão, possuindo coloração branco-leitosa ou amarelada.

Por gostar de localidades úmidas e com vegetação, é facilmente encontrado em lugares com mato alto, hortas, bananeiras e pomares. São resistentes ao frio, aparecendo mais no inverno, costumando desaparecer na seca e calor, pois ficam hibernados. Normalmente ficam escondidos durante o dia, saindo em período noturno, e também durante e após chuvas, para se alimentar e reproduzir.

Eliminação do caramujo

Para recolher os caramujos, utilize sempre luvas descartáveis, sacos plásticos, botas de borracha ou calçado rígido e uma pá. Recolha-os com segurança, coloque-os em um saco plástico, e em seguida quebre as conchas com segurança, e jogue no lixo. Esse processo é importante, pois matará os caramujos, fazendo com que não se alastre em outro ambiente.  Também é importante recolher os ovos que ficam semi-enterrados e proceder com a eliminação da mesma forma usada para os caramujos coletados.

O Departamento de Vigilância em Saúde de Laranjal Paulista orienta a população para a limpeza de quintais, deixando menos de um metro de mato ao lado do muro, tratando o terreno com cal virgem para limitar a infestação dos caramujos.

Em casos de terrenos baldios, deve-se procurar o agente fiscal urbano na prefeitura, para que o dono do terreno seja notificado, e o terreno seja limpo, sendo que o mato seja retirado totalmente. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone 3283-2453.

sábado, 21 de janeiro de 2012

Nova creche laranjalense já foi licitada


No último dia 13, a Prefeitura de Laranjal Paulista realizou a licitação para a construção de mais uma creche para a comunidade. Essa nova creche é mais uma conquista da administração do Prefeito Heitor Camarin Junior, junto ao Governo Federal. A creche será construída através do Programa ProInfância, com investimentos que giram em torno de R$ 1.3 milhão.
A creche será construída no Bairro da Ponte, e contará com 240 vagas, atendendo crianças dos bairros Pedro Zanella, Domingos G. Castanho, Colinas do Laranjal e Alto dos Laranjais I e II. Segundo o Prefeito Heitor, “a Creche beneficiará crianças e mães que trabalham fora, as quais terão a oportunidade de deixar seus filhos com a certeza de que eles estarão sendo sempre bem cuidados. Isso certamente é mais uma ferramenta que aumenta a qualidade de vida da população laranjalense”. O contrato para a obra já foi assinado junto à empresa ganhadora da licitação, e a previsão é que a creche seja entregue em nove meses.

Outra novidade é sobre as obras que serão realizadas na quadra poliesportiva da Vila Toti. A Prefeitura já recebeu a autorização para realizar a licitação, e a ação contará com investimentos de aproximadamente R$ 185 mil, fruto da emenda parlamentar da Deputada Federal Janete Pietá. O local receberá cobertura, banheiros, iluminação, calçada e paisagismo. “O investimento nesta quadra beneficiará toda a comunidade da Vila Toti, e acaba sendo um prêmio para a comunidade do bairro, que se organizou através da Associação de Bairro (AMIVIT). Essa união entre os moradores da Vila Toti já começa a colher frutos, pois o local é utilizado para inúmeras atividades”, concluiu Heitor.